Esse é um alerta feito pelo escritório Moura & Montanari Advogados Associados para que os clientes, parceiros e colaboradores não caiam em golpes!

O programa Fantástico, recentemente exibiu reportagem (Clique aqui para ler a reportagem sobre golpes a credores de RPV (requisição de pequeno valor) e precatórios.

O programa mostrou como os estelionatários abordam os credores, muitas vezes utilizando nomes de advogados idôneos para enganar suas vítimas. Na abordagem, os criminosos induzem os credores a fazerem pagamentos para custear “pendências judiciais” que não existem.

As formas de abordagem dos golpistas são variadas, pode ser por e-mail, telefone e/ou por correspondência. Atualmente estão usando o WhatsApp, dizendo são advogados ou outro funcionário do advogado responsável pelo processo, ou de outro escritório de advocacia supostamente terceirizado.

CUIDADO! Algumas pessoas abordados pelos golpistas sequer tem processo procedente ou dinheiro para receber, mas basta ter um processo em andamento (ou ter perdido algum processo) para que eles tenham acesso a algumas informações e tentem enganar e aplicar o golpe. A maioria dos casos dos golpes envolvem ações contra o Município, Estado ou União, sendo bastante comum ações contra a Fazenda Estadual e também contra o INSS.

Fique atento:

(1) O Tribunal de Justiça de São Paulo – TJSP alertou a população que a entidade “não expede ofícios solicitando contato telefônico referente a qualquer depósito de resgate de valores”.

(2) A JUSTIÇA FEDERAL - JFSP alertou a população que a entidade “não expede ofícios solicitando contato telefônico referente a qualquer depósito de resgate de valores”.

(3) Não existe um Cartório de Precatórios da Comarca de São Paulo. Quem gere os pagamentos dos precatórios do Estado é o Tribunal de Justiça, por meio do seu Departamento de Execução de Precatórios (DEPRE).

(4) NUNCA deposite antecipadamente qualquer valor. Normalmente, os criminosos seduzem o credor dizendo que o seu precatório, OPV ou outro valor está liberado e que, para receber, é necessário depositar antecipadamente determinado valor. Trata-se de GOLPE. O credor NÃO precisa depositar valor algum para receber o seu precatório ou OPV.

(5) PROCURE SEMPRE O ADVOGADO QUE VOCÊ CONHECE, ATRAVÉS DO NÚMERO QUE VOCÊ JÁ TEM, A RESPEITO DO SEU PROCESSO.

A primeira dica para evitar cair em um golpe está em sempre desconfiar desses contatos que solicitam qualquer quantia. Caso receba um contato suspeito entre em contato com o seu advogado ligando para um número de telefone reconhecidamente idôneo, diferente daquele pelo qual fora abordado, ou pessoalmente.

Em caso de dúvida, entre em contato com nosso escritório por telefone no número (15) 3521-6548, (15) 99637-4968 ou por e-mail (a[email protected]) ou pessoalmente em nossa sede.